Digite sua busca e aperte enter

Bicentenário da Justiça

Sobre o programa

Bicentenário da Justiça: repassa nossa história pelo prisma do ministério mais antigo do país
Série repassa nossa história pelo prisma do ministério mais antigo do país - Divulgação/TV Brasil

A série Bicentenário da Justiça repassa os duzentos anos de emancipação do país pelo prisma do ministério mais antigo da nossa história: o Ministério da Justiça.

Criado enquanto secretaria ainda no período colonial, o atual Ministério da Justiça e Segurança Pública percorreu todos os capítulos da história brasileira e participou dos momentos mais importantes: da fundação do país à proclamação da República, da ditadura à redemocratização.

Dividida em três partes, cada episódio dá conta de um período histórico.

O primeiro episódio narra o processo de independência do país e da criação do ministério da justiça, primeiro órgão do tipo a ser criado no país, e segue até a proclamação da república.

O segundo episódio retrata as crises enfrentadas pela república oligárquica, a revolução de 1930 que levou getúlio vargas à presidência e o golpe militar.

No terceiro e último episódio, o documentário chega ao final do século xx e narra o processo de reabertura política, a criação da constituição de 1988 e os desafios contemporâneos enfrentados pelo ministério da justiça e segurança pública.

Narração: David Tapajós
Direção: Poliana Guimarães e Rafael Tavares
Roteiro: Leonardo Dias, Rafael Tavares e Stephania de Azevedo
Ideia Original e Formato: Paulo Fernandes

O que vem por aí