Digite sua busca e aperte enter

Brasil Imperial

Sobre o programa

Brasil Imperial apresenta as conspirações políticas que marcaram o período de permanência de D. João nas Américas
Brasil Imperial apresenta as conspirações políticas que marcaram o período de permanência de D. João nas Américas - Divulgação/Cesgranrio

Em 1807, em uma ação sem precedentes na história, D. João – herdeiro da coroa portuguesa - resolve fugir para o Brasil com toda a corte para não cair nas mãos das tropas de Napoleão. Arrebita – um jovem serviçal – embarca clandestinamente nessa aventura transatlântica em direção aos trópicos e se envolve nos acontecimentos históricos que transformam o Rio de Janeiro na capital do Império Português e culminam com o processo de independência do Brasil e o posterior retorno de D. Pedro à Portugal.

Narrada por Gonçalves Ledo – político liberal e forte opositor das ideias absolutistas – Brasil Imperial apresenta as negociações, tramas e conspirações políticas que marcaram o período de permanência de D. João nas Américas e o primeiro império de D. Pedro.

Questões como a escravidão, as atitudes autoritárias do Imperador e seus romances extraconjugais, a morte da Princesa Leopoldina, as revoltas populares em busca de maior liberdade e o estabelecimento de uma elite econômica e política orientada por privilégios, além da corrupção e interesses escusos que pautaram a vida do Brasil nesse período, são o pano de fundo para o intrincado romance de Arrebita e Ana do Congo. Além de servirem para propor uma discussão atual sobre as heranças que ainda hoje se perpetuam na administração do Estado Brasileiro e na organização de sua sociedade.

A TV Brasil exibe a série Brasil Imperial como parte da programação especial em comemoração ao Bicentenário da Independência.

O que vem por aí