Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Paranaense

Espaço é referência em centro de instruções e pesquisas no Estado

Conhecendo Museus

No AR em 11/07/2015 - 18:30

A fachada do Museu ParanaenseNo Conhecendo Museus de hoje você vai passear pelo Museu Paranaense Inaugurada em 1876, ele foi o primeiro acervo do Paraná e o terceiro do Brasil. Idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Candido Murici, está localizado na Rua Kellers, 289, Alto São Francisco, em Curitiba. A mudança de particular para órgão oficial do governo ocorreu em 1882 e trouxe importantes transformações, entre elas contínuas doações ao acervo e a vinda de “missões científicas” para o Paraná, tornando-se referência em centro de instruções e pesquisas no Estado.

Ao visitar o museu você se depara com um rico acervo. São aproximadamente 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, armas, uniformes, indumentárias, documentos, mapas, fotos, filmes, discos, máquinas, equipamentos de diversas espécies, moedas, medalhas, porcelanas, pinturas em diversas técnicas e esculturas, além de grande acervo arqueológico (lítico, cerâmico e biológico), antropológico (cestaria, plumária, armas, adornos e cerâmicas indígenas), retratos a óleo da antiga Pinacoteca do Estado.

Alma da Ruas é uma das exposições do museu...... que também abriga dinheiro e honrariasPara compor este espaço, o museu recebeu três grandes acervos entre os anos de 1979 e 2005. O primeiro foi do tcheco Vladimir Kozák, que viveu na capital paranaense entre 1928 e 1979; o segundo veio do Banco do Estado do Paraná, após a privatização do Banestado; e por último o acervo adquirido em 2004 pelo governo do Paraná pertencente ao extinto Museu Coronel David Carneiro, com mais de cinco mil itens com ênfase na história dos conflitos militares ocorridos no Paraná.

O prédio também abriga biblioteca, laboratórios, auditório, além de salas para exposições permanentes e temporárias. Atualmente, o espaço desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia e História. Para cuidar de boa parte deste rico patrimônio, o museu conta com o valoroso trabalho da Biblioteca Romário Martins, que é responsável pela manutenção de aproximadamente 10 mil exemplares, entre livros e periódicos, além de grande coleção de obras raras sobre a história do Estado.

Entre as exposições fixas, destacam-se a “Sala Palácio São Francisco”, que enfoca a história dos governos entre 1938 e 1983; a “Sala Índios do Brasil”, com artefatos arqueológicos e utensílios de povos indígenas que habitaram o território do estado; e “Sala Vladimir Kozák”, que homenageia um dos pesquisadores de habitantes indígenas das terras paranaenses. O principal destaque fica no “Pavilhão da História do Paraná”, que possui uma exposição em forma de linha do tempo. O espaço mostra a história do estado de oito mil anos atrás até o século 20.

Para visitar o Museu Paranaense é simples. As visitas são orientadas pelo Setor Educativo, com o acompanhamento de profissionais especializados, e devem ser agendadas previamente. O Setor também realiza encontro com docentes das redes pública e privada de ensino com o objetivo de possibilitar informações relevantes para que possam repassar aos seus alunos.

Conheça este importante cenário cultural da bela cidade de Curitiba, assistindo ao Conhecendo Museus.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/05/2014 - 15:51 e atualizado em 10/07/2015 - 19:07

Últimas

O que vem por aí