Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estúdio Móvel debate conceito de economia verde no mundo contemporâneo

Cineasta Adriana Dutra e pesquisador Ricardo Abramovay abordam tema na

O Estúdio Móvel apresenta novas formas que a população desenvolve para se relacionar com o mundo e também com a arte nesta terça-feira, 24 de maio de 2016,, às 20h50, na TV Brasil. As questões ambientais que tanto afligem a sociedade estão em pauta no debate sobre energia limpa e cinema.

 

Adriana Dutra criou o festival Cine PedalPara contextualizar as iniciativas, Liliane Reis entrevista o professor e pesquisador Ricardo Abramovay e a cineasta Adriana Dutra. Idealizadora do festival Cine Pedal, ela conta que o projeto ocupa praças públicas exibindo filmes projetados a partir da energia gerada por meio do uso de bicicletas.

 

“A economia verde surgiu com a preocupação de fazer algumas mudanças fundamentais na forma que oferecemos bem e recursos na sociedade contemporânea. A primeira é transitar das energias fósseis que predominam no mundo para energias renováveis modernas que não prejudicam o funcionamento dos ecossistemas nem a dinâmica das comunidades”, explica o também sociólogo Ricardo Abramovay.

 

“A segunda mudança é reduzir o uso de materiais, ou seja produzir mais com menos recursos. Por último, é preciso passar de uma economia destruidora da natureza para uma economia de conhecimento. Isso é importante para os principais biomas brasileiros”, ensina o escritor que lançou obras como o livro “Muito além da economia verde”.

 

 

Mobilidade e meio ambiente

 

Adriana Dutra revela como a sétima arte pode ajudar o planeta. “O cinema é uma ferramenta maravilhosa para que você possa pensar as questões humanas, sociais e econômicas. Também pode ajudar a capacitar jovens para atuar no setor audiovisual. A gente deve utilizar o cinema para conscientizar a todos sobre a situação da energia no mundo”, afirma a cineasta que é diretora da produtora Inffinito.

 

“O Cine Pedal é uma mostra de filmes itinerante gratuita que vai percorrer o Brasil. O evento ao ar livre tem essa proposta de fazer pensar sobre a forma com que gastamos energia”, explica a diretora do festival que tem o objetivo de proporcionar acesso democrático ao conteúdo audiovisual, conscientização ambiental e geração de energia limpa.

 

A experiência interativa, colaborativa e inclusiva do Cine Pedal leva o espectador a refletir sobre a sua relação com o consumo energético e a presença da tecnologia em sua vida. As bicicletas, ao serem pedaladas pelo público, produzem a energia limpa que alimenta todo o equipamento necessário à projeção cinematográfica. A energia humana se converte em cinética e mecânica, expondo em um só ato, um conceito avançado de sustentabilidade.

 

De maio a novembro, as cidades de Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte Brasília, Goiânia, Salvador, Recife e Natal recebem a mostra inédita que, além da exibição dos filmes, traz diálogos com especialistas sobre inovação e sustentabilidade, música e foodbikes. A ideia é oferecer uma opção de lazer que transcende o entretenimento e promove uma experiência única de coletividade.

 

Serviço:
Estúdio Móvel – terça-feira (24), às 20h50, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/05/2016 - 09:01 e atualizado em 24/05/2016 - 09:05

Últimas

O que vem por aí