Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedições desvenda a história da capoeira no Brasil nesta terça (24/5)

Qual é a origem da capoeira? Ela é natural do Brasil ou veio da África? O Expedições desta terça-feira, 24 de maio de 2016, às 19h30, na TV Brasil, explica a trajetória dessa importante manifestação cultural.

 

Roda de Capoeira que a equipe do programa Expedições acompanhou para essa edição sobre o jogo-dança

 

Formada pela jornalista Aline Dale, pelo cinegrafista Fábio Serfaty e pelo biólogo Rodrigo Serrado, a equipe do programa vai investigar essa história em Salvador e no Rio de Janeiro. Misto de jogo-de-luta-dançada, arte, música, esporte, a história da capoeira no Brasil é marcada por perseguições policiais, políticas e pelo racismo.

 

Proibida no país entre os anos 1890 e 1930, a prática é considerada esporte pelo Conselho Nacional do Desporto desde a década de 1970. Hoje também é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O Expedições também analisa como a capoeira tem conquistado o mundo com sua ginga.

 

Dirigidos por Lucas Saldanha Werneck, os aventureiros mostram como a atividade se popularizou no Brasil, enumera os estilos da capoeira existentes no país e de que modo o berimbau dita o ritmo dos movimentos corporais, além de marcar o início e o fim da roda.

 

Serviço:
Expedições – terça-feira (24), às 19h30, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/05/2016 - 09:12 e atualizado em 24/05/2016 - 09:15

Últimas

O que vem por aí