Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem visita Igrejas que recebem a comunidade LGBT

Programa apresenta a dinâmica de religiões que enfrentam o

O Caminhos da Reportagem traça um panorama sobre as Igrejas que recebem praticantes da comunidade LGBT de braços abertos na edição desta quinta-feira, 26 de maio de 2016, às 22h, na TV Brasil.

 

O programa mostra que a repressão, em muitos casos, começa em silêncio, com o desvio de olhares na igreja. Em seguida, vêm os comentários e a proibição de exercer tarefas simples, como cantar. Até que um dia o fiel desiste de frequentar o templo em que não se sente acolhido.

 

O que fazer para seguir com a crença na religião que condena as relações homoafetivas? O Caminhos da Reportagem entrevista pastores que enfrentaram o preconceito e criaram Igrejas inclusivas.

 

"Onde está o pecado entre duas pessoas que se gostam, que se relacionam sexualmente de uma forma responsável?', pergunta Padre Beto, que foi excomungado da Igreja Católica e hoje é o líder religioso da Igreja Humanidade Livre, em Bauru.

 

Lanna Holder e Rosania RochaA pastora Lanna Holder viajava o mundo testemunhando a "cura" de sua homossexualidade e se considerava uma "ex-lésbica". Até que conheceu a cantora gospel Rosania Rocha. As duas fiéis evangélicas se casaram e fundaram uma Igreja com sede em São Paulo.

 

"Eu poderia viver a vida inteira um celibato, mas a minha sexualidade sempre iria ser aquela. Eu nasci assim', diz Lanna Holder. Elas criaram a Igreja Cidade de Refúgio frequentada por cerca de 700 pessoas na capital paulista. Atualmente, Lanna e Rosania são casadas há quase três anos.

 

O Caminhos também ouviu dois deputados federais com visões bem díspares sobre o assunto: Jean Wyllys e o pastor Marcos Feliciano que participa da Catedral do Avivamento, uma igreja neopentecostal ligada à Assembleia de Deus. Entre os entrevistados estão ainda pastores homossexuais e conservadores contrários às relações homoafetivas.

 

O programa da TV Brasil apresenta o exemplo de Daniella Campos, transexual surda, que acompanha o culto evangélico com a ajuda do religioso Silas Rosa, intérprete de libras e também homossexual. A equipe de reportagem conversa também com o pastor Marcos Gladstone que fundou a Igreja Cristã Contemporânea depois que se assumiu homossexual.

 

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (26), às 22h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/05/2016 - 17:21 e atualizado em 25/05/2016 - 17:24

Últimas

O que vem por aí