Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estúdio Móvel traz um bate-papo sobre os mitos nacionais nesta quarta (8/6)

Convidados analisam a perspectiva que atravessa narrativas como

A cultura brasileira foi pródiga na criação de diversos personagens e de figuras arquetípicas que evidenciam o talento dos artistas nacionais ao longo das gerações. O programa Estúdio Móvel desta quarta-feira, 8 de junho de 2016, às 20h50, na TV Brasil mostra que é raro ver estes personagens atravessando fronteiras e sendo apresentados por outras mídias que não a original de sua criação.

 

O baiano Fabrício Boliveira fala dos personagens míticos que já viveu no papo com a conterrânea Liliane Reis

 

Para debater o assunto, Liliane Reis recebe artistas que fazem pontes entre literatura e HQ, música e cinema. Analisam o tema o ator Fabrício Boliveira e o cineasta Renê Sampaio que levaram para as telonas os versos de “Faroeste Caboclo” do Legião Urbana. Também participam do bate-papo os quadrinistas Ângelo Abu e Dan X que fizeram uma história em quadrinhos do célebre livro “Macunaíma”.

 

Fabrício Boliveira no Estúdio Móvel

Nesta edição do Estúdio Móvel, a apresentadora conversa com o premiado ator Fabrício Boliveira e com o diretor Renê Sampaio. Eles fizeram uma parceria de sucesso no filme “Faroeste Caboclo” de 2013. Enquanto Fabrício interpreta o mítico João de Santo Cristo, o protagonista da trama, Renê dirigiu o longa inspirado na conhecida música lançada em 1987 pela lendária banda Legião Urbana. Os versos foram eternizados na voz de Renato Russo.

 

“Os mitos não têm idade. Essas histórias precisam ser contadas e recontadas, até para o aprendizado hoje do presente. Eu me sinto privilegiado de ter encarado o personagem assim com essa força mítica, real. Você cresce. É super bonito esse diálogo com seus próprios mitos”, afirma o ator baiano.

 

Macunaíma, personagem da obra de Mário de Andrade que praticamente funda o romance brasileiro moderno, acabou de atravessar os portais da literatura e foi adaptado por Angelo Abu e Dan X para HQ. A obra escrita em 1928 é considerada um dos grandes romances modernistas do país e já virou até filme. A comédia homônima de 1969 dirigida por Joaquim Pedro de Andrade foi estrelada por Grande Otelo.

 

O programa da TV Brasil exibe uma conversa esclarecedora com esses artistas realizadores. Eles refletem sobre o que traz força para esses personagens, ponderam os desafios de lidar com uma adaptação e observam o impacto dessas figuras na cultura nacional e na vida de cada um dos artistas envolvidos na transposição de um relato mítico para outros meios.

 

Serviço:
Estúdio Móvel – quarta-feira (8), às 20h50, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/06/2016 - 17:23 e atualizado em 07/06/2016 - 17:31

Últimas

O que vem por aí