Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quarta temporada de Arte do Artista estreia nesta terça (14/6) na TV Brasil

Ao mesclar entrevista e dramaturgia, programa apresentado por Aderbal

Aderbal Freire-Filho brinda a quarta temporadaA quarta temporada de Arte do Artista, programa apresentado pelo diretor teatral Aderbal Freire-Filho, na TV Brasil, embarca com seus convidados no universo da utopia a partir desta terça-feira, 14 de junho de 2016, à meia-noite.

 

O mote é a comemoração dos 500 anos do livro “Utopia”, escrito por Thomas Morus em 1516. A obra é a responsável por criar o conceito de utopia – a ideia de uma civilização perfeita, imaginária, mas que é praticamente impossível de existir na realidade.

 

Com o propósito de fugir dos padrões convencionais, a atração propõe uma forma diferente de ver e fazer televisão. A novidade da quarta temporada é a abordagem do conceito de utopia. Aderbal Freire-Filho vai provocar seus convidados sobre as ideias utópicas que eles têm para uma sociedade cada vez melhor.

 

Para o quarto ano do Arte do Artista, Aderbal traz personalidades interessantes que vai entrevistar no programa como a atriz Nathalia Timberg, a cantora Clarice Falcão, a escritora infantojuvenil Thalita Rebouças, o diretor Wolf Maya, a atriz transformista Rogéria, o carnavalesco da Mangueira Leandro Vieira, a capitã da seleção brasileira de nado sincronizado Lara Teixeira, a escritora Conceição Evaristo; o ator Luis Lobianco, entre outros artistas.

 

Apresentador reflete sobre utopias no quarto ano do programa Arte do Artista na TV Brasil

 

Arte e utopia no episódio de estreia da quarta temporada

 

No primeiro programa da série, ele entrevista o filósofo Pedro Duarte sobre essa perspectiva. “Utopia diz literalmente o 'não-lugar'. O espírito utópico começa com Platão, mas a palavra surge muito depois com Thomas Morus. E já começa paradoxal pois é um 'não-lugar' que é uma ilha; um lugar fantasiado”, explica o convidado.

 

Filósofo Pedro Duarte bate-papo com Aderbal Freire-Filho“A utopia sempre traz, a rigor, essa dupla inserção: ela é algo que se imagina a partir, no entanto, de uma experiência crítica com a sua própria realidade. No caso do Thomas Morus isso é muito claro. Não é um pano de fundo. Está dito ali”, defende o filósofo. “Talvez a melhor tradução da palavra utopia tenha sido dada por Guimarães Rosa involuntariamente: é a terceira margem do rio”, afirma Pedro Duarte.

 

Durante o descontraído, mas profundo debate, ele estabelece uma relação entre a utopia e a arte. “É a necessidade de se imaginar sempre uma terceira margem que a gente não consegue colocar em lugar nenhum. Isso tem muito a ver com o que a arte faz. A arte não é só imaginar utopias, mas ela mesma ser utópica na medida que não tem um lugar adequado, correto”, discorre o filósofo.

 

O episódio também exibe um vídeo em que artistas recitam o poema “Vou-me Embora pra Pasárgada”, de Manoel Bandeira. Com seu bom humor característico, o diretor de teatro ainda comemora o ano novo do Arte do Artista, já que essa será a edição que abre a temporada.

 

Serviço
TV Brasil
Arte do Artista
Estreia da quarta temporada
Dia 14 de junho, terça-feira, à meia-noite

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/06/2016 - 11:06 e atualizado em 13/06/2016 - 11:17

Últimas

O que vem por aí