Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Morre Henry Kissinger, veterano diplomata dos EUA

Repórter Brasil Tarde

No AR em 30/11/2023 - 12:15

O ex-conselheiro de Segurança Nacional e ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger morreu nessa quarta-feira (29) aos cem anos. Ele estava em casa, em Connecticut, e a causa da morte ainda não foi revelada. Henry Kissinger serviu a dois presidentes republicanos, Richard Nixon e Gerald Ford, e as funções que exerceu lhe renderam um polêmico Prêmio Nobel da Paz. Foi ativo até o fim da vida, participando de reuniões na Casa Branca, publicando um livro sobre estilos de liderança e depondo perante um comitê do senado sobre a ameaça nuclear representada pela Coreia do Norte.

Em julho deste ano, ele fez uma visita surpresa a Pequim para se encontrar com o presidente Xi Jinping. Nos anos de 1970, em meio à Guerra Fria, participou de muitos dos eventos globais que mudaram a década, enquanto atuava como conselheiro de Segurança Nacional e secretário de Nixon. Os esforços do refugiado judeu nascido na Alemanha levaram à abertura diplomática dos EUA com a China, a conversas marcantes sobre controle de armas entre os EUA e a União Soviética, à expansão dos laços entre Israel e os vizinhos árabes e aos acordos de paz de Paris com o Vietnã do Norte.

O reinado de Kissinger como o principal arquiteto da política externa americana diminuiu com a renúncia de Nixon em 1974, em meio ao escândalo de Watergate. Ainda assim, ele continuou a ser uma força diplomática como secretário de Estado do sucessor de Nixon, o presidente Gerald Ford, e a oferecer opiniões fortes durante o resto da vida. Embora muitos elogiem Kissinger pelo brilhantismo e ampla experiência, outros o classificam como criminoso de guerra pelo apoio a ditaduras anticomunistas, especialmente na América Latina.

Em 1970, ele planejou com a CIA a desestabilização e derrubada do presidente chileno Salvador Allende, no golpe que levou ao poder o general Augusto Pinochet. Depois do sangrento golpe da argentina, em 1976, ele disse que os ditadores militares deveriam ser incentivados. O Prêmio Nobel da Paz que conquistou em 1973 foi concedido pelo fim do envolvimento americano na guerra do Vietnã, mas foi um dos mais controversos de todos os tempos. Dois membros do comitê do Nobel renunciaram por causa da escolha. O diplomata norte-vietnamita Le Duc Tho foi escolhido para receber o prêmio em conjunto, mas recusou.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/11/2023 - 14:35

Últimas

O que vem por aí