Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quase 43 mil violações contra idosos foram registradas somente em 2024

Repórter Brasil

No AR em 22/04/2024 - 19:00

Só nos três primeiros meses de 2024 já foram registradas quase 43 mil denúncias de violações contra idosos. Entre os abusos mais comuns estão a negligência, maus tratos e violência patrimonial.

O caso da sobrinha que levou o tio morto para pegar um empréstimo bancário ainda está em investigação, mas aponta para um problema comum. Em geral provocada por filhos, netos, familiares e cuidadores, a violência patrimonial é um crime que nasce dentro de casa e mexe com a confiança e o emocional da vítima.   

A violência contra idosos vem aumentando ao longo dos anos. Só nos três primeiros meses de 2024 já foram registradas quase 43 mil denúncias de crimes contra pessoas de 60 anos de idade ou mais. Número bem maior do que os do mesmo período de 2023. No entanto, as autoridades alertam que por serem crimes cometidos na maioria por familiares, ainda há muita subnotificação, especialmente no caso de crimes financeiros, a chamada violência patrimonial.

Para evitar esses crimes, é importante que o idoso tenha acesso a informação e educação digital. Ter acesso à conta corrente, acompanhar movimentações financeiras, no celular ou no computador, são fundamentais para a autonomia do idoso.  

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/04/2024 - 22:40

Últimas

O que vem por aí